domingo, 20 de maio de 2012

O Plano


O Plano
Instrumento planificador
Encontro entre ambiente e planeamento

O planeamento ambiental funda-se em três áreas: O planeamento económico, o planeamento territorial e o planeamento ambiental stricto sensu.
            O bem jurídico ambiente é muito vasto e heterogéneo contendo várias preocupações diferentes. O ambiente é uma soma dos seus vários conceitos e esta multiplicidade deve traduzir-se no planeamento. Os planos ambientais contem efectivamente normas. São normas jurídicas, mais ou menos, concretizadas.
            As suas vantagens são várias, entre elas podemos destacar a sua vertente a médio longo prazo dado que o ambiente beneficia de um horizonte temporal largo. Os problemas ambientais não são momentâneos e livres de continuidade ou consequências futuras logo, um planeamento de vertente prolongada beneficia uma garantia de sustentabilidade. Outra vantagem relevante é o facto de no planeamento haver uma síntese de várias políticas sectoriais bem como existir sempre um procedimento administrativo com procedimentos planificatórios. O procedimento procura a diversidade e o plano resolve as divergências. Cabe ainda salientar a sua base técnico-jurídica clara e com regulamentos numa ideia de protecção de recursos ambientais.
            Sendo a política ambiental garantir e melhorar o equilíbrio ecológico o planeamento devera salvaguardar políticas de natureza ambiental, ou seja, planos de defesa de valores ambientais.
            A sua função será dar orientações, critérios e tem de ser cumprido. É importante referir os planos especiais de ordenamento do território: O plano especial de ordenamento das albufeiras e águas públicas, o plano especial de ordenamento das áreas protegidas e o plano especial de ordenamento das áreas costeiras. Este não devem ser regimes sucedâneos dos regimes municipais. Devem então salvaguardar interesses nacionais, sobrepondo-se aos regimes municipais. O interesse nacional sobrepõe-se ao interesse municipal.
            Existe, no entanto, também uma tutela do ambiente ao nível dos planos municipais: no território tem de haver áreas verdes e espaços naturais e é a própria legislação que o impõe partindo de uma opção do estado português ou uma imposição feita pela própria União Europeia.

Daniela Cunha, st 2, nº17251

Sem comentários:

Enviar um comentário